terça-feira, 8 de abril de 2008

O sonho sem fim das ondas da vida


“Big Wednesday” é a história de três jovens amigos inseparáveis da praia, ondas, gatas e baladas, que um dia terão que amadurecer. Matt (Jan Michael-Vincent), Jack (William Katt) e Le Roy (Gary Busey) vivem uma juventude dourada na Califórnia dos anos 60. Crescem entre sessions mágicas de surf, farras com amigos e doces mulheres.

Mas sempre existirá um “turning point”, um momento de ruptura onde se deixa de ser um menino para encarar as exigências do mundo adulto. Para o mais sensível dos brothers do filme, Jack, esta passagem é ainda mais traumática: ele parte para uma das mais estúpidas, insanas e inúteis guerras, a do Vietnam.

Quem não muda depois da guerra? Quem não se transforma ao encarar a necessidade de trabalhar e ter que viver um cotidiano longe do sonho dourado da juventude? Mas algo resiste: nos homens e mulheres fortes, os ideais seguirão intensos e invioláveis (mesmo com a sociedade e o mercado tentando nos arrancar isso).

Voltando da Guerra, Jack vai surfar com ainda mais tesão e prazer, porque ele percebe a dádiva que representa cada momento nas ondas, cada instante mágico da vida. Rola então após o seu retorno uma sequência de surf, sob uma trilha sonora clássica e densa, que é a mais bonita e poderosa que já assisti.

E a amizade de verdadeiros irmãos? Jack volta para a realidade e começa a trabalhar como salva-vidas, na praia em que antes surfava sozinho com os amigos e agora estava crowdeada [cheia de gente]. Neste momento ele reencontra seu companheiro Matt, um grande surfista que não queria a fama e os já nascentes campeonatos. Bêbado, sem objetivos, Matt quer apenas bem viver com suas amadas ondas (e para isso, não poderia trabalhar), torna-se um homem triste e perdido. Metáfora dos homens e surfistas que se perdem por não quererem abandonar o sonho.

Mas se a vida é árdua e não permite para sempre a vida mágica da adolescência, pelo menos existirá um próximo swell, ou uma próxima sexta à noite, ou um próximo reencontro com os amigos de peito.

Para os três amigos - apesar de um permanecer meio perdido no mesmo lugar, o outro trabalhando como salva-vidas, e o terceiro vivendo não se sabe onde, sempre existirá também o desejo de se verem novamente.

Bastará então entrar um grande swell que eles surgirão. Virão para surfarem juntos e compartilharem o abraço salgado e as experiências que só uma session mágica com os brothers pode oferecer.

P.S. – Esse texto foi publicado em meu segundo livro, As Ondas da Vida, publicado pela Via Lettera e encontrado em alguns sites, como o Submarino.

Um comentário:

Surf4ever disse...

Esse teu texto sobre "Bib Wednesday" é simplesmente alucinante. Eu não sabia que o filme tinha esse enredo tão forte. Ainda não assisti, mas depois de ler isso aqui, fiquei muito instigado.
Abraço,
Gustavo